Data Mining Preditivo por Segmentação Bio-inspirada

Intelligent Newsletter System 


Sporting Clube de Portugal 

 Objectivo

Implementação de uma Ferramenta que permita a segmentação do universo de Sócios do Sporting Clube de Portugal, com o objectivo de personalizar a relação do Clube com o Sócio.

Esta segmentação servirá de entre outros os seguintes fins:

- Alertar proactivamente para Sócios que previsivelmente deixarão de pagar as suas quotas num curto espaço de tempo;

- O envio de newsletters inteligentes cujo conteúdo seja adaptado a cada Segmento de Sócios e cujas edições evoluam com o conhecimento acumulado, dando a sensação de personalização.

 

Metodologia

Esta ferramenta exige a adopção de algoritmos sofisticados de data mining, que permitam o reconhecimento de padrões, detecção de tendências, e uma aprendizagem permanente sobre o Sócio através de informação recolhida de forma não invasiva. Tendo em conta a sua natureza dinamica e tambem o interesse em conferir um vinculo inovativo e criativo, pretende-se neste caso a utilização de metodologias inspiradas pela natureza, nomeadamente, Algoritmos Evolucionários e Computação Colectiva.

 

Resultados esperados

- Promover uma experiência rica, 'pessoal' e surpreendente a cada Sócio, aumentando o feedback positivo.

- Ferramenta que poderá ser utilizada por diversas áreas do Clube – Comercial, Marketing, Relações Públicas, Comunicação ou Jornal Sporting, logo com uma visibilidade marcante.

 

Impacto desejado no caso de Sucesso

- Aumentar em 10% a permanência de Sócios pagantes em relação ao ano anterior, traduzindo-se numa maior receita de quotização.